quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Pesquisa revela perfil do usuário de blindagem automotiva

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin) aponta que, no primeiro semestre de 2009, 3.147 veículos foram blindados no país. A estimativa é que a frota nacional de blindados tenha ultrapassado os 86 mil.
"O motivo não muda. A ignição para a busca da blindagem automotiva é sempre o medo da violência urbana, que hoje atinge as mais diferentes cidades, em todos os cantos do país", afirma Christian Conde, presidente da Abrablin.
Para o acumulado do ano, a entidade prevê pequena queda no número de blindagens. "Devemos sofrer uma leve retração na produção, isso por conta do efeito da crise financeira mundial do início do ano. O setor está se recompondo, mas talvez sem tempo hábil para bater o recorde de blindagens, obtido no ano passado", diz o presidente da Abrablin. Em 2008, 6.982 veículos receberam a proteção de empresas associadas, enquanto a previsão para 2009 é de cerca de 6.700 blindagens.
A pesquisa da entidade também revela o perfil do usuário de blindagem no período. Grande parte (75%) é formada pelo sexo masculino. Desses, a maioria (33%) está na faixa etária que vai de 40 a 49 anos. Já com relação às mulheres usuárias da proteção balística, a maior parcela (32%) tem entre 30 e 39 anos.
Do universo total dos usuários de blindagem no primeiro semestre de 2009, 80% são formados por executivos/empresários. Artistas/cantores (6%), políticos (5%), juízes (3%) e outras ocupações (6%) completam o perfil.
No ranking regional, houve uma pequena alteração com relação aos dados levantados pela entidade em 2008. Passados os seis primeiros meses do ano, São Paulo e Rio de Janeiro continuam sendo os estados com maior incidência de blindagem, com 67% e 21%, respectivamente. Na terceira colocação aparece Pernambuco, com 6%, e Minas Gerais, com 2%. Em 2008, essas posições eram invertidas, tendo Minas com 4% e o estado pernambucano com 3%.
Entre os carros mais blindados, de acordo com a Abrablin, também houve alteração. O Corolla, da Toyota, continua sendo o campeão. Desde 2004 é o modelo mais blindado no país. A mudança acontece na segunda colocação. O Freelander, modelo da Landrover, que ocupava a segunda posição ao final de 2008, perdeu posição para a Captiva, modelo da GM recém-chegado ao Brasil. Os veículos Hillux e Azera, da Toyota e Hyundai, respectivamente, completam o ranking dos cinco mais blindados no primeiro semestre de 2009.
Participaram da pesquisa 28 blindadoras filiadas à entidade, que representam 75% da produção total de veículos blindados no Brasil.

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